
O PROJETO
A TV Comunidade é um projeto de extensão do curso de comunicação social da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Frutal, tendo o apoio do Programa Institucional de Apoio à Extensão - PAEx 2010. O projeto visa prestar relevantes serviços à comunidade da cidade de Frutal e ajudar os governantes a identificar, com maior rapidez, os principais problemas sociais enfrentados pelos moradores dos diversos bairros da cidade. Será uma forma de integração entre população, Poder Legislativo e o Poder Executivo de Frutal. Os cidadãos frutalenses vão poder expor de forma direta suas opiniões, reclamações e sugestões aos governantes que ajudaram a eleger.
Outro fator favorável do projeto é a plena ausência de um veículo de comunicação televisivo local. A TV Comunidade através do seu vídeo-repórter vai suprir essa carência e mostrar a realidade da cidade. Através de pesquisa bibliográfica e principalmente de campo, vai ser produzido diversas matérias jornalísticas após reunião de pauta semanal entre o Professor Orientador Ms. Edwaldo Costa, e o aluno pesquisador do 3º Período de Comunicação Social Vinícius Lopes para definir os assuntos e a forma de abordagem. Normalmente a matéria que terá na sua estrutura: offs, sonoras e passagens vai mostrar as dificuldades, opiniões e sugestões do povo frutalense.
Com o resultado das matérias também será possível apresentar um relatório técnico identificando os maiores problemas sociais de alguns bairros de Frutal.
No final de cada mês será encaminhado um DVD com as matérias produzidas para o Poder Executivo e Legislativo, a fim de que os mesmos tenham conhecimentos e possam tomar as devidas providências.
No final será produzido um vídeo-documentário mostrando todas as melhorias feitas na cidade em consequência do projeto realizado.
Todo o projeto será desenvolvido dentro da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- Campus de Frutal

OS RESULTADOS ESPERADOS
Uma melhor qualidade de vida para os moradores de Frutal, e uma cidade mais informada, que não dependa apenas do rádio e do jornal impresso para se comunicar e informar. Pretende-se também com o projeto criar um valioso instrumento de utilidade pública, cumprindo de certa forma um relevante papel social, conscientizando a sociedade de seus direitos e deveres e resgatando assim a cidadania de cada cidadão através da informação.
Parabéns pelo projeto! A idéia de levar um veículo de comunicação às classes baixas, que por vezes não sabem onde recorrer é maravilhosa, e agora com a intervenção do poder pública tem tudo para dar certo!
ResponderExcluirMuita sorte e sucesso!